Primeira temporada do Programa Azamigas será reprisada
08/09/2020 09:37 em Ativismo

 

Depois de 4 meses e de diversos temas, sempre a partir de uma perspectiva feminista, o programa Azamigas, apresentado pelas integrantes da Frente Feminista Marielle Vive, chega ao final da primeira temporada na Rádio Web DOM.

Foram diversos assuntos, começando pela importância da “Rede de Apoio”, na estreia do dia 19 de junho, passando por programas que abordaram preconceitos enfrentados pelas mulheres como o “Etarismo” ou a inserção delas no “Universo Gamer”, além de enfrentarem tabus como a “Branquitude”,  e programas que estimularam a curiosidade, como o uso de “Pseudônimos” ou as encantadoras “Sociedades Matriarcais”.

O isolamento social, por sua vez, também motivou discussões entre azamigas, como as dos episódios sobre “Arquitetura” e “Urbanismo” que abordaram as casas e a cidade, o “Ensino a Distância e a Sobrecarga da Mulher” que tratou da influência dessa mudança na vida da mulher e os episódios sobre “Violência Doméstica” e “Lei Maria da Penha”, que trouxeram luz a uma realidade dolorosa que não pode ser ignorada.

Enfim, O último episódio da temporada, “Justiça Restaurativa”, encerra um ciclo apresentando uma alternativa humana e colaborativa para o enfrentamento dos conflitos na sociedade em que vivemos, pois, mais do que apresentar e discutir os problemas, desejamos ser parte da solução.

O projeto Azamigas surgiu com a ideia de registrar as sempre tão produtivas e necessárias reuniões da Frente Feminista Marielle Vive. A partir disso, veio a vontade de que mais pessoas pudessem ouvir, participar e conhecer as reflexões ali produzidas sobre os mais variados assuntos. Assim, a experiência de transformar uma ideia em programa de rádio e podcast foi desafiadora, mas o resultado surpreendente.

Com a participação das integrantes da Frente Feminista Marielle Vive, o bate-papo semanal tornou-se diverso e trouxe muito aprendizado.

Esperamos também que esta iniciativa inspire e motive a criação de novos e outros espaços de diálogo, especialmente aqueles liderados e inspirados por mulheres.

Além da temporada completa que está disponível no site da Rádio DOM, o programa Azamigas será reprisado nos mesmos dias e horários aqui na programação.

A reprise do programa Azamigas é toda sexta as 10h e aos domingos as 15h.

COMENTÁRIOS