Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Aberto ao público, o evento acontecerá na segunda-feira (16) no Museu da Imigração
Um laboratório prático em produção cultural. Os alunos do curso de qualificação profissional gratuito de produtor cultural de Santa Bárbara d’Oeste encerrarão suas aulas com a realização da Mostra SenaCultural 2024. Com entrada gratuita e aberto ao público, o evento concluirá na prática os aprendizados do ofício debatidos em sala, criando um espaço que une arte, produção, técnica, comunicação e políticas públicas.
A Mostra acontecerá na próxima segunda-feira (16), a partir das 19 horas, no Museu da Imigração, localizado na Rua João Lino, 371, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste. Para fechar a programação, as comissões divididas em Técnica, de Produção e de Comunicação utilizaram os artistas e profissionais do próprio grupo. Portanto, o público terá à disposição uma agenda extensa de exposições de artesanato, arte urbana e gastronômica, além de apresentações de cultura popular, literária e shows musicais e até um pedal sustentável natalino.
Em uma parceria entre Senac Americana e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o curso de 160 horas foi oferecido gratuitamente desde o dia 9 de agosto deste ano na Biblioteca Municipal “Maria Aparecida de Almeida Nogueira” (Central) de Santa Bárbara. As aulas foram ministradas pelas docentes do Caju Cultura, coletivo feminista de gestoras e produtoras culturais de Campinas, Cristiane Taguchi, Júlia Conterno e Juliana Saravali.
As aulas compartilharam o objetivo de fazer Cultura como ferramenta de transformação, atendendo um grupo diverso, que inclui comunicadores, escritores, artesãos, músicos, grafiteiro e múltiplos nichos e profissionais de áreas variadas. “Temos uma turma muito diversa, mas que rapidamente entendemos que essa diversidade é muito produtiva e muito rica para o aprendizado. Desde o começo do curso, tentamos não nos prender só em teorias, sempre aliando algumas práticas. Mesmo utilizando uma parte do conteúdo que não tinha relação direta com a produção desta Mostra, sempre organizamos dinâmicas que ajudassem no processo de aprendizagem dos alunos”, explicou Cristiane.
Durante as aulas, os 22 alunos puderam aprender os conceitos, os aspectos sociológicos e os tipos de atividades culturais e linguagens artísticas, bem como aprenderam as etapas de pré-produção, produção e pós-produção de eventos e projetos culturais, além de como adequar projetos de acordo com leis de incentivo e editais; definir o processo de trabalho; desenhar e estruturar o projeto cultural e elaborar documentos técnicos; elaborar processo de captação de recursos; mobilizar parcerias e coordenar a divulgação e a promoção das ações, respeitando o plano de comunicação; comercializar projetos e produtos culturais, além entender o papel, a regulamentação profissional, as competências e o mercado de trabalho de quem atua na produção cultural.
Para a produção da Mostra, as docentes trouxeram toda a experiência do Coletivo em sistematizar processos. “Utilizamos nossa base que é também a produção de festivais. E, por isso, conseguimos organizar de forma eficiente diversos aspectos, como documentos e processos. Apresentamos esse método aos alunos, incorporando, de forma prática, algumas das dinâmicas que utilizamos no nosso dia a dia. Acredito que isso tem sido extremamente proveitoso, tanto para a bagagem dos produtores quanto para o desenvolvimento do projeto”, frisou a professora e atriz. “Lembrando que política pública de cultura não é só produzir eventos, mas sim possibilitar a continuidade de ações culturais e a construção e manutenção do legado cultural dos territórios. Entendendo que a cultura é dinâmica e diversa”, ressaltou.
A aluna Pamela Moreli, 32, integra a equipe do companheiro, o grafiteiro Dos Neon, e não era profissional da área cultural. “Aprendi durante o curso coisas que jamais poderia imaginar que eram necessárias para a realização de uma ação cultural. E também aprendi a importância da cultura na vida de uma sociedade. As aulas agregaram muito em minha vida”, enfatizou.
Benedicto da Silva, de 72 anos, aluno mais velho da turma, afirmou que está aproveitando cada aula também como crescimento pessoal. “Desde sempre gostei de música, cultura e arte. O curso me acrescentou bastante, conheci novas pessoas, artistas, o que é muito legal e importante pra mim continuar me desenvolvendo, fazendo trabalhos especiais voltados para a arte”, disse.
Por fim, Cristiane também enalteceu a vida cultural de Santa Bárbara d’Oeste e o ganho para a cena da região em ter novos produtores culturais qualificados para o mercado de trabalho. “A vida cultural barbarense é vibrante, rica e profundamente enraizada. A cidade conta com muitos produtores culturais que, embora já desempenhem um papel ativo, ainda não seguiram o caminho da profissionalização. Nesse contexto, o curso tem sido uma ferramenta importante, ajudando essas pessoas a sistematizar seu trabalho, além de fortalecerem a percepção da cultura como uma possível carreira, e não apenas um hobby ou atividade amadora. Com produções mais qualificadas e contínuas, esses mesmos produtores, agora mais capacitados, têm o potencial de qualificar outros, formar equipes e disseminar novas formas de trabalho, mais sistematizadas e profissionais”, complementou.
A Mostra SenaCultural 2024 é uma realização do Coletivo de Alunos e Produtores Culturais de Santa Bárbara d’Oeste e Senac Americana, com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e media partner Rádio Web Dom.
Confira mais detalhes da programação da Mostra SenaCultural 2024:
LITERATURA
Relançamento do livro “Trabalhe, Reze e Creia” de Noêmia Aquino
De autoria da escritora Noêmia Aquino, a obra “Trabalhe, Reze e Creia – O poder de pensar positivo” é um convite para que a nossa humanidade venha dar uma pausa e compreender o quão importante é saber pensar e ser positivo.
MÚSICA
Amigos Seresteiros
Com 22 anos de existência, o Amigos Seresteiros é um grupo de seresta de Santa Bárbara d’Oeste que resgata as músicas do gênero, apresentando serenatas pelas janelas da cidade.
Os Bárbaros
Os artistas e alunos do curso Vivian Ignácio, Negro Silva, João Campolongo e Guilherme Argentão se juntam como “Os Bárbaros” para encantar ao som de Brasilidades em uma mistura de Samba e a folia do Carnaval.
ARTE URBANA
Grafitti com Bruno Albuquerque
Em um painel de MDF, o grafiteiro Dos Neon realizará uma arte instagramável em forma de borboleta em estilo thermal. O público poderá tirar fotos e postar nas redes sociais.
ARTESANATO
Amor² com Joice Benedito
Em uma dinâmica de roda de crochê, a artesã de Nova Odessa levará seu projeto Amor ao Quadrado para o público. Também no espaço vai expor seus trabalhos e comercializá-los. Joice é conhecida por compartilhar sua paixão pela arte, criando peças únicas e personalizadas.
Arte em feltro com Pri Fronza
Enfeites de Natal e bonecas personalizadas mostrarão o estilo de Pri Fronza e toda sua arte em feltro. A barbarense de forma inédita, que ministra a técnica para o mundo todo, levará suas melhores peças para o público.
Pedal Sustentável com Carla Roberta
Transformando pedaladas em energia limpa, o projeto Pedal Sustentável trará a magia do Natal para o evento, acendendo a iluminação de uma árvore com ajuda do público.
Degustação de azeites com Senhora Pimenta
Haverá degustação dos azeites saborizados com Manjericão, Alho e Pimenta, 100% natural.
Serviço:
Mostra SenaCultural 2024 | Coletivo de Alunos e Produtores Culturais de Santa Bárbara d’Oeste
Segunda-feira (16), a partir das 19 horas
Local: Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Instagram: @senaculturalsbo